Você já foi a algum estabelecimento e foi tão bem atendido que sentiu vontade de voltar outras vezes?
Porém, por incrível que pareça, este é um feito difícil de ser alcançado. Segundo a pesquisa, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos consumidores, porém, a pesquisa concluiu que apenas 11% dos brasileiros estão totalmente satisfeitos com a qualidade do atendimento prestado.
Por isso, contar com uma equipe de vendas diferenciada e que presta um excelente atendimento é uma das estratégias mais eficazes para fidelizar clientes.
Mas afinal, como recrutar ou até mesmo treinar vendedores capazes de surpreender e conquistar clientes e trazer mais resultados pro seu negócio? Conheça 3 técnicas infalíveis agora:
Em uma loja de informática é possível que você tenha tanto clientes que entendam as especificidades técnicas do seu produto, quanto leigos que precisam entender o que ele gera de valor pra ele, mesmo que não estejam familiarizados com siglas ou termos mais complexos do mundo da informática.
Por isso, vale recrutar vendedores qualificados no ramo, mas também que consigam ‘traduzir’ o tecniquês para todos os tipos de público consumidor. Características como simpatia, fluência verbal e repertório também são vantagens a serem consideradas. Ah, e se você já tem vendedores comunicativos, invista na capacitação técnicas deles.
Existem algumas formas práticas de encontrar os talentos certos para sua loja. Um deles é acompanhar os concorrentes ou indicações de outros vendedores que já são de sua confiança, afinal, sempre existe a oportunidade de oferecer condições melhores de trabalho para esses talentos.
Outra opção é divulgar a vaga no Linkedin, redes sociais ou até comunidades do seu ramo. Geralmente, os talentos que acompanham estas redes costumam estar mais interessadas neste tipo de oportunidade ou já acompanham a sua marca. Ah, e uma dica importante na hora de publicar a vaga é: capriche na descrição, dê detalhes sobre as atribuições e benefícios que o vendedor terá, pois assim você atrai pessoas certas.
Algumas perguntas simples como “Por que você gosta da área de vendas?” e “Como você se mantém atualizado?” podem ser um ótimo ponto de partida pra entender o quão capacitado e interessado o candidato à vaga é.
O fato de o seu candidato buscar aprendizado contínuo é um grande diferencial, já que demonstra que ele pode ser mais familiarizado com a tecnologia e contribui tanto para o desenvolvimento técnico quanto comunicacional.
Por exemplo, quando entender sobre as tendências de mercado de seus produtos é uma ótima forma de começar o diálogo com os clientes. Além disso, o caráter ‘educativo’ é uma ótima forma de envolver o cliente durante a venda e passar credibilidade para ele.
E por último, uma dica extra:
Para que sua equipe de vendas seja um sucesso, é necessário trabalhar com produtos de alta performance e ótimo custo-benefício.
Por isso, é importante contar com um fornecedor como a Netcore, fabricante líder em módulos de memória de desempenho. Conheça mais sobre a Netcore aqui.
A Netcore disponibiliza diversas opções de memórias DDR3 e DDR4, além dos SSDs de 120 GB a 2 TB a preços super competitivos. Conheça os produtos da Netcore aqui.
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