Quem nunca ouviu o cliente dizer “Quero o mais barato” ou “Quero o mais potente” que atire a primeira pedra.
No entanto, quem comercializa itens de tecnologia como os SSDs (Unidade de Estado Sólido), sabe que as possibilidades são diversas e que é preciso aprofundar a conversa com o cliente para fazer a melhor oferta e fechar a venda certa.
Por isso, conhecer as características, vantagens de cada produto, além de traçar o perfil de quem vai utilizá-lo fará toda a diferença, mesmo que essa tomada de decisão seja feita em poucos minutos.
Saiba como fazer este diagnóstico para oferecer o produto adequado e elevar o nível de satisfação dos seus clientes após a compra:
A primeira e mais óbvia pergunta que você deve fazer ao seu cliente é: qual é o objetivo dele, ou seja, para que ele(a) pretende usar o SSD?
A partir disso você poderá indicar um SSD com mais capacidade para aqueles que vão lidar com grandes quantidades de arquivo ou com menor capacidade, caso o cliente precise apenas ampliar um pouco o armazenamento do computador.
Por exemplo, um sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, o cliente terá apenas 60 GB. Já em um SSD de 240 GB ele terá até 180 GB livres.
Além disso, os SSDs podem ser SATA, SATA II, SATA III, M.2 PCle ou M.2 PCle NVMe, por isso é imprescindível perguntar qual o modelo escolhido usa e comparar com o que é compatível com a máquina do cliente.
É claro que performance está no topo da lista de desejos do cliente que está em busca de um SSD. Por isso, a velocidade do produto tem influência direta na tomada de decisão do cliente.
Existem duas velocidades diferentes que você deve observar em um SSD: A de gravação (o tempo para gravar ou transferir algo para a unidade) e de leitura (em quanto tempo o hardware acessa e lê um arquivo).
Nem só de velocidade e economia de dinheiro vive o cliente. É importante ressaltar a confiabilidade do produto que você está vendendo a ele e isso está diretamente ligado à marca e a garantia que o seu fornecedor te dá. E isso com certeza você tem com a Netcore.
Imagina um cliente perder todos os dados dele por conta de um produto não confiável… Não dá pra correr esse risco, certo? Por isso, para você e o seu cliente ficarem despreocupados, trabalhe sempre com os melhores produtos e que possuam garantia e suporte, caso necessário.
A forma mais fácil de você comprar um produto confiável para revender aos seus clientes é observando o valor médio de falhas, mais conhecido como MTBF (Mean Time Between Failure) do SSD. Um SSD com vida útil de 5 anos, por exemplo, pode ter um MTBF de 600 mil horas, ou seja, sua porcentagem de erro é de 1,4%. Por isso, informar ao cliente o código de detecção de erros (ECC) do seu produto também é um ótimo argumento de venda.
Confira a linha de SSDs da Netcore e as indicações pra cada tipo de usuário aqui.
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