Do especialista ao totalmente leigo, os clientes que frequentam as lojas de informática têm perfis muito variados. Conhecer cada perfil é importante para você conseguir personalizar a comunicação e atendimento – diferencial competitivo que pode te colocar à frente dos seus concorrentes.
Você pode criar um banco de dados dos seus clientes, registrando suas preferências, tipos de produtos e serviços que eles procuram e até mesmo seu histórico de compras. Tudo isso pode servir como informação relevante na hora de criar e divulgar promoções, novos lançamentos entre outras estratégias de venda.
Conheça a seguir os diferentes tipos de cliente que você pode receber na sua loja de informática:
Perfil indeciso ou confuso
Estes são os mais inseguros em relação à compra. As dúvidas deles podem ser do tipo “Será que devo comprar mesmo este produto?”, “Qual tipo de produto é melhor para o meu caso?”, “O preço vale a pena?”. Por isso, é importante fazer perguntas simples para tentar entender o que ele precisa e demonstrar confiança durante toda a abordagem de venda, reforçando as garantias e qualidade do produto, além de explicar, sempre que possível, as vantagens e benefícios de cada item e seu custo-benefício.
Perfil decidido ou apressado
Este tipo de cliente já sabe o que quer comprar e às vezes está com pressa. Portanto, ele espera uma venda fácil, rápida e eficiente. Facilite o processo de informação sobre o produto, condições de pagamento e garantia para que ele saia satisfeito e retorne à sua loja.
Perfil especialista ou crítico
Estes consumidores já são experts no ramo da informática. Porém, por mais que ele seja muito objetivo, não perca a oportunidade de apresentar as novidades da loja, últimos lançamentos e produtos de alto nível que talvez ele não saiba que já estão disponíveis para compra.
Perfil barganhador ou negociador
Um dos mais difíceis de atender é o cliente que adora uma pechincha, não é mesmo? Prepare argumentos convincentes sobre a durabilidade e qualidade dos produtos, se você não quiser sair no prejuízo com estes clientes. Uma boa alternativa é apostar nas ofertas de parcelamento ou desconto à vista.
Perfil grosseiro
Antes de mais nada, é preciso ter estratégia para lidar com este tipo de cliente. Se ele está nervoso e irritado, a primeira coisa a fazer é não ‘colocar mais lenha na fogueira’. Tire o foco da tensão e ataque a raiz do problema que gerou o descontentamento. Entenda o que motivou a reclamação e tente propor soluções simples e rápidas para acalmar o cliente. Usar expressões como ‘Você tem razão”, “Vamos resolver sim”, podem ajudar neste processo.
Perfil promotor ou fã
Existem os clientes que são fãs da sua marca e a promovem para o seu círculo de relacionamento: amigos e familiares. Estes devem ser tratados com máxima cordialidade e se possível até regalias e vantagens, como um programa de benefícios/fidelidade ou até mesmo um tipo de negociação específicos.
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