Se o marketing é a mente do seu e-commerce, a logística é o coração. Um dos fatores mais importantes no processo de tomada de decisão dos clientes ao comprar produtos online são as seguintes informações: frete e devoluções.
De fato, 60% dos compradores online dizem que baseiam sua decisão na conveniência das opções de entrega e 54% dizem que já abandonaram um carrinho de compras porque o tempo de entrega foi muito longo ou os custos de envio muito altos.
Esses insights destacam a importância de se levar em conta uma estratégia de logística e expedição ao montar a logística de uma pequena loja virtual. Saiba mais sobre como montar a estrutura logística ao ler este post.
Quando você inicia uma loja online, provavelmente tem um volume de envio menor e um número limitado de produtos. Como consequência, a maioria dos e-commerces nesta fase ainda tem os recursos para lidar com sua logística internamente.
Este método ajudará você a economizar e lhe dará a oportunidade de experimentar diferentes métodos de embalagem e garantir que a qualidade do pacote atenda às suas expectativas.
Embora esta estratégia possa custar tempo e paciência, também lhe ensinará muito sobre o esforço e os custos envolvidos. Em um estágio posterior, esses insights podem ser benéficos ao terceirizar as atividades de logística.
Uma desvantagem é que o armazenamento ocupa espaço dependendo do tamanho e peso dos produtos. Então você pode precisar armazená-los em salas ou corredores. Dependendo do produto, pode ser necessário adquirir mais equipamentos para a organização do local de armazenamento, como empilhar caixas ou prateleiras.
A opção mais rápida é ter uma etiqueta de envio criada automaticamente por transportadoras, como os Correios ou a Jadlog. No entanto, envolve a tarefa demorada de encontrar a empresa certa para suas necessidades e comparar os preços.
Uma outra questão é o retorno da mercadoria caso o cliente não goste. Será necessário fazer todo o processo, mais uma vez, de maneira manual.
Outra alternativa popular entre as lojas de e-commerce que estão iniciando suas atividades nos negócios é o dropshipping.
Nesse caso, o fabricante dos produtos cuida do processo de envio para você. Os clientes que encomendam artigos na sua loja online recebem-nos diretamente do fabricante, para que não tenha de investir recursos relativos ao envio ou embalagem.
Como resultado, o fornecedor assume a compra, produção, armazenamento e expedição, o que economiza tempo e espaço. Isso é muito vantajoso, pois lhe dá a oportunidade de construir sua própria marca com recursos financeiros limitados e com baixo risco.
Devido à conveniência, o dropshipping é uma solução muito popular entre os vendedores online. No entanto, também existem algumas desvantagens. Em primeiro lugar, é recomendável prestar atenção às taxas alfandegárias dos fornecedores internacionais.
Em segundo lugar, muitos desses fornecedores estão localizados no leste da Ásia, o que aumenta o tempo de entrega. Isso pode ter um efeito negativo na taxa de conversão da sua loja online. Além disso, muitas vezes há dificuldades em relação à devolução das compras.
Os marketplaces minimizam os riscos para quem quer começar um e-commerce. Já que, ao usar essas plataformas, não é necessário desenvolver um website e cuidar do cálculo do frete, por exemplo.
O Mercado Livre, site de varejo mais visitado da América Latina, tem uma integração com os Correios, enquanto o Enjoei (além dos Correios) utiliza transportadoras como a Jadlog.
Esses dois marketplaces possuem serviços especiais para quem está começando. No Enjoei Pro, o vendedor manda as peças e a equipe da plataforma faz a triagem dos produtos, fotografa, cadastra, publica e cuida do envio das peças vendidas.
Já o Mercado Livre oferece o Mercado Envios Full. O vendedor escolhe quais produtos irá enviar e os manda para o Centro de Distribuição do marketplace que, ao recebê-las, as processa e registra no estoque.
O próprio marketplace fica responsável pela entrega dos produtos ao cliente. Quando uma venda é feita pela plataforma, a equipe do próprio Mercado Livre irá separar, embalar e enviar os produtos em até 24h.
As lojas online que enfrentam um volume de pedidos em rápido crescimento geralmente são forçadas a mudar para uma solução mais escalável a longo prazo. Uma possibilidade é construir seu próprio armazém e montar uma equipe própria. No entanto, é mais recomendável transferir a logística para um prestador de serviços.
O primeiro não é apenas caro, mas também custa muito tempo e recursos que poderiam ser usados de maneira mais inteligente. Muitas empresas que escolhem essa estratégia percebem que estão muito ocupadas com o atendimento de pedidos e enfrentam dificuldade em expandir seus negócios.
A desvantagem de terceirizar a logística do seu e-commerce é que você abre mão do controle do processo e não tem a possibilidade de customizar as embalagens de acordo com suas necessidades específicas. Além disso, é um trabalho tedioso comparar fornecedores de atendimento em relação a cotações, qualidade e experiência para encontrar o melhor.
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