Em nossa sociedade global, digital-first, vender online tornou-se uma obrigação para muitas empresas que procuram acompanhar o aumento da concorrência e as mudanças nas preferências dos consumidores.
Graças à internet, é possível vender além de uma loja física por meio de sites de comércio eletrônico, marketplaces, mídias sociais e muito mais. Embora cada canal tenha suas vantagens e desvantagens, a facilidade de uso e o grande alcance dos marketplaces os tornaram um canal ideal para quem deseja expandir sua base de clientes online.
Há ampla oportunidade para empresas que vendem por meio de marketplaces para alcançar novos clientes. Ao mesmo tempo, quem ainda não decidiu enfrenta um grande dilema.
Antes de embarcar em uma jornada para vender seus produtos e serviços online, você precisa fazer pesquisas suficientes para entender melhor as vantagens e desvantagens da negociação online.
Aqui estão algumas considerações importantes que as empresas devem ter em mente ao vender por meio de marketplaces.
A venda online eficaz é impulsionada pela experiência do cliente. Talvez o maior benefício dos marketplaces para pequenas empresas seja a CX que é oferecida aos clientes que compram em qualquer marketplace.
Na maioria dos casos, os marketplaces oferecem às empresas escala e eficiência incomparáveis para tornar o processo de compra simples e fácil, desde a navegação até a entrega.
O alcance global dos marketplaces combinado com seus esforços de marketing permite que os varejistas alcancem clientes em potencial de forma mais eficaz em uma escala praticamente inatingível. Especialmente para aqueles com pouco ou nenhum reconhecimento de marca fora de sua localização física.
Embora seja indiscutível que os marketplaces sejam uma das principais ferramentas de vendas para e-commerces, também existem algumas desvantagens não tão aparentes nessas plataformas.
A principal ruim de vender em marketplaces é a despesa potencial associada. As taxas impostas a varejistas terceirizados por marketplaces variam de acordo com a plataforma, mas geralmente vêm na forma de assinaturas, taxas de inserção, taxas de valor final e muito mais.
Para alguns varejistas menores, esses custos nunca superam os lucros gerados pelas vendas. Então é importante ficar de olho. Muitos lojistas estão acostumados a conseguir estabelecer relacionamentos fortes com os clientes que entram em suas lojas. Mas isso fica comprometido ao vender por meio de um marketplace.
Para empresas que trabalham para aumentar o reconhecimento da marca on-line, a falta de contato direto com os clientes torna mais difícil estabelecer uma presença direta ao consumidor.
Da mesma forma, embora a experiência do cliente nos marketplaces seja geralmente positiva, as empresas também devem sacrificar o controle sobre a experiência que seus consumidores terão.
À medida que avançamos, os marketplaces continuarão sendo parte integrante da estratégia omnicanal da maioria dos varejistas. Se uma empresa procura expandir para vendas on-line ou alcançar novos clientes em potencial, é provável que haja um mercado que atenda a todas as necessidades individuais.
Manter esses fatores em mente ajudará a garantir a tomada de decisão certa quando se trata do papel que os marketplaces desempenham em sua estratégia de vendas.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |