As tendências de marketing estão evoluindo rapidamente na sociedade atual. O figital tornou-se um verdadeiro trunfo para todas as marcas e empresas que desejam se destacar da multidão.
Mas o que é o figital e como essa estratégia pode ajudar o varejo?
O figital (ou phygital no inglês) é uma experiência do cliente que usa a tecnologia para preencher a lacuna entre os mundos digital e físico. É um conceito de marketing frequentemente usado em varejo para criar uma experiência única para o cliente.
Ele capitaliza as estratégias de marketing físico e digital mais eficazes para oferecer uma experiência vibrante e divertida aos clientes. São utilizados os aspectos digitais pela sua rapidez, eficiência e versatilidade na compra e a experiência física para a descoberta efetiva do produto.
Tecnologias como chatbots, inteligência artificial, aprendizado de máquina, realidade aumentada e IoT podem ser integradas para fornecer uma experiência mais conectada e interativa ao cliente.
Espera-se que a experiência do cliente figital melhore a sua fidelidade, dessa maneira proporcionando uma experiência perfeita em lojas físicas e canais digitais.
De acordo com um estudo realizado pelo Snapchat sobre o futuro das compras, 50% dos consumidores das gerações Y e Z nunca compram sem seus telefones.
Ainda mais interessante, 35% dos consumidores em todo o mundo disseram que estariam dispostos a fazer um esforço extra para entrar em uma loja que oferecesse uma experiência digital.
O varejo online e físico são complementares entre si. Juntos, eles permitem que as lojas criem uma melhor experiência de marca e aumente a fidelidade do cliente. O uso da tecnologia é um bônus para todas as marcas que esperam realmente se destacar para os Millenials e a Geração Z.
Quais são as vantagens da experiência do cliente figital?
Reconhecimento da marca: uma experiência de compra figital pode ajudar a construir um reconhecimento e uma lembrança mais fortes da marca. E a integração da tecnologia em lojas físicas e outros pontos de contato criará um melhor consumo.
Alta conversão: à medida que as interações entre o consumidor e a marca melhoram, isso aumentará diretamente as vendas e os lucros do negócio. Em um ambiente figital, é possível criar uma experiência personalizada para o consumidor, onde pode recomendar produtos com base nas informações anteriores de consumo.
O melhor dos dois mundos: uma experiência do cliente figital inclui o melhor dos mundos – físico e digital. Ele pode ajudar a marca a se adaptar às mudanças nas expectativas do consumidor e a se tornar mais ágil no atendimento às necessidades do cliente.
O modelo figital ajuda a reinventar o varejo. E aqui estão algumas maneiras de como é possível melhorar a experiência dos clientes tanto na loja física ou on-line:
1. Otimizando os dados de inventário online e mostrando se os produtos estão disponíveis para retirada em uma loja física;
2. Inserindo códigos QR em anúncios para direcionar os clientes ao aplicativo ou site online;
3. Quiosques de autoatendimento nas lojas físicas onde os clientes podem pagar e finalizar a compra;
4. Robôs na loja que ajudam os clientes a encontrar o produto certo, acelerando as compras;
5. Tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual para permitir que os clientes experimentem novos produtos antes do lançamento;
6. Showrooming digital em casa que exploram em profundidade os produtos, levando o consumidor a decidir visitar a loja física.
Hoje, habilitar a experiência de compra é fundamental para o sucesso. Mas os Pontos de Venda (PDVs) nunca foram tão complicados com várias lojas físicas, online, aplicativos móveis, gateways de pagamento e modelos de entrega. Isso resulta em várias jornadas e comportamentos de compra.
Gostou do tema então continue lendo o blog da netcore para conhecer mais tendências para o futuro do varejo.
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